O que é Avivamento

O que é Avivamento?

Você deve ter chegado aqui se perguntando o que é Avivamento? Avivamento em seu significado literal a ação de avivar, que significa se tornar mais vivo, mais ativo, mais forte, inteligente e perspicaz. Esse é o significado mais usado no meio cristão, porém o avivamento é muito mais do que isso. Em apenas uma palavra podemos entender avivamento como renovação.

O avivamento é o resultado de uma busca individual ou também coletiva por mais do Espírito Santo de Deus. Todo avivamento é marcado pelo momento muito intenso de oração e relacionamento com Deus.

O Avivamento da fé está diretamente ligado à pratica do jejum e oração.

O que significa Avivamento

O avivamento espiritual é algo muito esperado pela igreja. Ele tem por característica uma renovação espiritual coletiva ou em cada indivíduo como eu disse no início desse artigo. Avivamento também pode ser conhecido como despertamento.

Quando as pessoas buscam por um relacionamento mais intenso com Deus, o avivamento acontece. Todo avivamento primeiro acontece no nível pessoal e você não precisa viver um avivamento na região onde você mora, para ter seu coração avivado por Deus, porém todo avivamento coletivo surge de um avivamento individual e os efeitos de um avivamento coletivo possuem as mesmas características na vida de cada pessoa tocada por ele.

A partir de estabelecido esse entendimento irei falar sobre avivamento apenas no nível coletivo.

O milagre do avivamento traz uma renovação espiritual, que culmina em novas atitudes e a partir daí uma reforma social naquela região tocada pelo avivamento.

Todo avivamento gera uma reforma social, pois ele surge através de um arrependimento das suas obras cometidas anteriormente e também arrependimento pela ausência de boas obras. Por sua vez essa real abandono dos erros produz da parte de Deus uma liberação espiritual, onde é gerado um grande derramar do Espírito Santo e manifestação dos dons espirituais.

Ao serem cheias do Espírito Santo, as pessoas são tomadas de determinação e coragem para se empenharem no evangelismo e anunciar o Reino de Deus.

Onde há luz não pode haver trevas. Onde a Palavra de Deus é pregada, ouvida e praticada, toda atitude tóxica, pecaminosa e destrutiva que afasta o ser humano de Deus é quebrada e por esse motivo os avivamentos geram reformas sociais e a Cultura do Reino é estabelecida naquele lugar.

O que torna um avivamento nada mais é do que o Amor a Deus. Como sabemos é impossível amar a Deus e não amar ao próximo. O amor ao próximo produz a consciência da necessidade de servir e fazer o bem às outras pessoas, além é claro, do abandono do pecado, que por sua vez habilita à salvação.

Por isso todo avivamento nos leva à uma transformação de vida.

Um versículo inspirador sobre o efeito de um coração avivado é o Salmo 51.12: “Que a alegria da tua salvação, e mantem-se em mim o desejo de ser obediente”.

A igreja atual já viveu vários avivamentos coletivos ao redor do mundo e também temos relatos na Bíblia sobre avivamento coletivo na igreja primitiva Por isso quero dar continuidade falando sobre avivamento na Bíblia, mas antes:

 

 

Aproveita e se INSCREVA no meu canal, para continuar aprendendo mais sobre relacionamento com Deus.

 

 

 

 

 

O avivamento na Bíblia

Mas afinal, o que a bíblia diz sobre o avivamento?

Em Atos 2 é narrado o avivamento mais importante registrado na Bíblia.

Após Jesus subir aos céus, seus apóstolos e discípulos se reunirão em um local e permaneceram ali em oração. Como resultado desse período de oração, a igreja primitiva viveu um grande despertar, com manifestação de dons e pregação da Palavra, conforme o que o próprio Senhor Jesus havia ordenado previamente.

O Espírito Santo se manifestou de várias formas naquele dia e a sua ação mais memorável foram as línguas como chamas de fogo em cima da cabeça dos discípulos. Por isso que sempre quando vemos alguma comunicação visual ligada ao avivamento, vemos imagens relacionadas com fogo.

Marcos Willian - Banner WhatsApp Vertical

O Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos e eles começaram a dar testemunho de Jesus com poder e sem medo. Naquela época, muitas pessoas foram salvas e aquele avivamento gerou uma nova cultura local, onde aproximou mais as pessoas e renovo a sede daquela região por mais da presença de Deus.

Note que Atos 2 não é apenas uma canção da Gabriela Rocha!

 

Um lindo texto que eu escrevi que recomendo que você leia é o texto sobre o Avivamento da Rua Azusa. Clique AQUI para ler agora.

 

Espero que esse artigo tenha tirado suas dúvidas básicas sobre o que é Avivamento.