O que é Adoração

É impossível falar sobre o que é adoração sem entender que ela nasce de uma real ação de se colocar na presença de Deus.

Antes de mais nada a adoração é uma atitude de profundo amor e respeito, através de uma total entrega a Deus. Entender o que é adoração é entender que só Deus é digno de toda honra, glória e louvor.

Deus nos criou e Ele possui poder sobre tudo o que existe. Ninguém além do Senhor Deus merece ser adorado.

Lembre-se que o Senhor Jesus disse em Lucas 4.8 que apenas a Deus devemos adorar.

Banner WhatsApp - Marcos Willian - oMarcosWillian

O erro mais comum

A adoração vem de uma percepção interna e ela é refletida através de tudo o que fazemos.

Em meu livro PERMANEÇA FIRME, eu falo sobre o erro que as pessoas cometem ao limitarem a adoração apenas como um tipo e estilo de música. Descobrir o que é Adoração te fará entender que adoração vai além de uma música religiosa.

Apesar disso, por falta de conhecimento muitas pessoas cometem esse erro de confundir adoração com um estilo musical. Por isso irei agora te contar o que é adoração.

 

O que é Adoração?

“Adorar é reconhecer quem Deus é”

Nesse sentido esse é o verdadeiro significado da adoração: reconhecer quem Deus é.


Mas porque e como é feito esse reconhecimento?

A Adoração vem de dentro para fora e é mostrada através de nossos atos.

Às vezes podemos adorar individualmente ou em grupo. Adoração não é apenas um ato religioso, em contrapartida é um ato sincero de um coração dependente de Deus.

 

 

Exemplos

– Você pode adorar a Deus com palavras que exaltam as qualidades de Deus.

– Da mesma forma você pode adorar com canções que falam sobre as qualidades de Deus.

– Você pode adorar a Deus através de ações físicas, como ajoelhar-se na presença de Deus.

– Você pode adorar a Deus através de ações práticas. De modo que suas ações demonstrem que Ele é soberano sobre tudo. Por exemplo: adorar a Deus com suas ofertas.

– Você pode viver igualmente uma vida de adoração ao ponto de ser como Jesus disse: um verdadeiro adorador.

 

Inegavelmente tudo o que você faz de forma consciente e que reconhece e valoriza a grandeza de Deus, é uma forma de adoração.

 

Mas a forma mais evidente de adorarmos a Deus é sim através de palavras ou canções que valorizem as qualidades de Deus.

Por não ser um simples ato religioso, você pode e deve adorar a Deus em qualquer lugar, assim como Jesus disse em João 4: 23.

Por tanto a adoração a Deus deve ser um costume diário em sua vida.

 

PERMANEÇA FIRME - Como Permanecer Firme em Deus em meio a tempestade - Marcos Willian - Banner (2)

 

ADORAR e SERVIR. Entenda mais profundamente o que é Adoração.

Há mais um aspecto sobre Adoração para ser abordado: há uma íntima relação entre adoração e serviço, segundo a Bíblia.

Certamente Deus não é unilateral. Ele não possui apenas uma qualidade ou uma única característica, por isso considero ser um equivoco darmos uma única visão sobre os atributos de Deus.

 

Ao mesmo tempo que Deus é Deus, Deus e Pai e Deus é Senhor.

Devido o fato de Deus ser Deus, devemos adorá-Lo. Pelo fato de Deus ser Pai, temos o direito de sermos seus filhos. Além disso, Deus é o nosso Senhor e por isso somos seus servos amados.

 

Sem dúvidas um dos primeiros passos para se entender o que é Adoração é reconhecer que tudo quanto somos e possuímos pertence a Deus, e por isso somos Seus servos.

Um servo presta serviço e Jesus deixa claro em Mateus 4.10 que só Deus é digno de adoração e merece ser servido.

Dessa forma precisamos viver essa declaração de Cristo. Aliás, essa declação ocorreu durante o confronto à Satanás nos 40 dias de jejum que Jesus fez.

Através da Bíblia descobrimos que adorar a Deus significa reconhecermos Deus como nosso Senhor e em consequência servi-Lo.

 

Mais do que palavras…

A adoração é mais do que palavras, por isso servir a Deus é um gesto de adoração. De modo que tudo aquilo que chamamos de serviço é feito principalmente através de atos. Sendo assim ADORAR e SERVIR são atitudes interdependentes.

Ao passo que você compreende a profundidade sobre o que é adoração, se torna mais fácil entender o que eu disse lá no início do texto: que até uma oferta financeira é um ato de adoração, pois mesmo que nenhuma palavra seja dita, você faz uma declaração através de suas ações.

Acima de tudo adorar é reconhecer a grandeza e poder de Deus em tudo o que existe e acontece.

Quando você oferta a Deus aquilo que você produz, possuí ou carrega você também está adorando a Deus.

Assim como os três reis magos, em Mateus 2, entregaram a Jesus aquilo que tinham e carregavam, afim de adorar o Messias.

 

COMO ORAR Aprenda Agora COMO ORAR de Forma Eficaz - Marcos Willian @oMarcosWillian marcoswillian.com (Imagem 2)

 

Por que ajoelhar-se vale a pena?

É muito comum associarmos a ação de adoração com a ação de uma pessoa ajoelhada.

Por isso a Bíblia dá vários exemplos sobre ajoelhar-se para adorar a Deus. Um dos mais lindos relatos bíblicos está no livro de Apocalipse no capítulo 4.10,11 onde o apóstolo João relata sobre os vinte e quatro anciãos que prostravam-se diante Deus e declaravam que toda glória, honra e poder pertencem a Deus.

 

Ao colocarem suas coroas diante do Senhor, a ação dos vinte quatro anciãos servia para declarar que todo o poder, autoridade, honra e glória pertencem à Deus.

E essa tão grande adoração se expressava através dos anciãos ajoelharem-se diante de Deus.

 

Desde a antiguidade…

Se ajoelhar, ou prostrar, é uma das ações mais primitivas de rendição que o ser humano aprendeu a fazer.

Aquele que se ajoelha se desarma, se mostra submisso. Ao se ajoelhar, você torna quem está diante de você inevitavelmente maior que você. Por isso não há como não associar uma adoração à um ato de prostrar-se diante Deus.

Ajoelhar-se para adorar a Deus não é uma regra, porém é uma grande ação física que demonstra o seu reconhecimento sobre a grandeza e soberania de Deus.

Por isso vale a pena sempre quando possível, você demonstrar fisicamente a sua adoração, não para os homens, mas sim para Deus.

 

COMO ORAR Aprenda Agora COMO ORAR de Forma Eficaz - Marcos Willian @oMarcosWillian marcoswillian.com (Imagem 1)

 

As palavras não são suficientes

Mesmo sendo característico em nossos momentos de adoração falarmos palavras que engrandecem a Deus, isso por si só, não é agradável aos olhos de Deus.

Adoração através de canções e palavras são vãs e vazias se as nossas atitudes, pensamentos e coração não estiverem adorando a Deus em todo tempo.

Você pode ver isso claramente através de Isaías 29.13.

 

 

Dica de amigo

Adoração em minha visão é algo tão sério e santo que eu jamais uso essa palavra como algo comum em minha rotina.
Muitas pessoas gostam de se referir a algo que gostam muito ou admiram com a palavra “adoro”. Geralmente as pessoas dizem que adoram algum amigo, que adoram ir à algum lugar, que adoram comer algum tipo de alimento, etc.

Por mais que eu entenda que isso é apenas uma força de expressão, jamais quero dar o direito à alguém ouvir essa palavra além do nosso Santo Deus.

Eu te convido a ter a mesma atitude.

 

YouTube - Marcos Willian @oMarcosWillian marcoswillian.com

 

Louvor: o outro lado da moeda

Louvor e adoração são dois atos diferentes, porém interligados entre si.
Por isso gosto de definir o Louvor e Adoração como uma moeda.

Toda moeda apesar de ter dois lados, possui um único valor. De forma que não faz sentido dividir ou separar uma moeda.

Louvar a Deus é engrandecer suas obras e adorar a Deus é engrandecer suas qualidades.

 

Eu produzi um artigo mais específico sobre o que é Louvor. Clique AQUI para ler esse artigo.

 

Em geral o louvor nos conduz até a adoração e por mais incrível que pareça, haverá momentos tão íntimos de adoração em sua caminhada com Deus que é capaz de você não conseguir expressar em palavras a sua adoração e nesse momento, mesmo em silêncio a sua adoração estará sendo feita.

 

Louvor e Adoração é algo tão apaixonante e profundo que não é possível tratarmos toda a profundidade desse assunto aqui nesse único texto.

Por isso estou finalizando o meu próximo livro que você irá amar, chamado: ADORAR e SERVIR.
Se você já me acompanha, você sabe que tenho um projeto que recebe esse nome.

 

Os Quatro Pilares

Eu considero a adoração um dos quatro pilares de uma vida plena com Deus.

Entendo que para termos uma vida plena com Deus devemos ter esses quatro pilares estabelecidos em nossa vida:

Adoração
Oração
Intercessão
Evangelismo

 

Por isso fique atento às minhas redes sociais para ser a primeira pessoa a adquirir o livro ADORAR e SERVIR.

 

Minhas Redes Sociais:

https://www.youtube.com/c/oMarcosWillian

https://www.youtube.com/oMarcosWillian

https://www.instagram.com/omarcoswillian/

https://www.facebook.com/oMarcosWillian

https://twitter.com/oMarcosWillian

 

E lembre-se sempre:

Viva a vida para ADORAR e SERVIR a Deus.
Abraços do seu amigo, Will

 

Artigos relacionados

O que é Louvor: https://marcoswillian.com/o-que-e-louvor/

Publicado Primeiro em: https://marcoswillian.com